Do Fundo do Coração ou Love, Love, Love
“Sempre acreditei que toda vez que a gente entra numa igreja pela primeira vez, vê uma estrela cadente ou amarra no pulso uma fitinha de Nosso Senhor do Bonfim, pode fazer um pedido. Ou três. Sempre faço. Quando são três, em geral, esqueço dois. Um nunca esqueci. Um sempre pedi: amor.
Nunca tinha tido um amor. O quê? Aos 35 anos, agitando desse jeito? Explico: claro que tive dúzias e dúzias, outro dia até tentei contar e me perdi na altura do número cento e trinta e muito. Mas tudo rapidinho, assim, uma hora, um dia, uma semana, um mês, pouco mais. Nunca, digamos, UM ANO. Então quando alguém suspirava e dizia cara estou saindo de um caso de DEZ anos, meu olho arregalava de pura inveja. Histórias mais compridinhas, claro que rolaram. Maria Clara, por exemplo, mas a gente morava, eu em Sampa, ela no Rio, amor-ponte-aérea. Caríssimo. Isso, das moças. Dos moços, aquele bailarino americano em London, London, quatro/cinco meses. Talvez seis? Numa tarde de compras e roubos em Portobello Road me deu de presente um cacto (perfeito!) e me deixou plantado até hoje. Esse era amor-de-metrô, último trem entre Hammersmith e Euston. Onde andará? (“Onde andará?” é das perguntas mais tristes que conheço, sinônimo de se perdeu.)
“Sempre acreditei que toda vez que a gente entra numa igreja pela primeira vez, vê uma estrela cadente ou amarra no pulso uma fitinha de Nosso Senhor do Bonfim, pode fazer um pedido. Ou três. Sempre faço. Quando são três, em geral, esqueço dois. Um nunca esqueci. Um sempre pedi: amor.
Nunca tinha tido um amor. O quê? Aos 35 anos, agitando desse jeito? Explico: claro que tive dúzias e dúzias, outro dia até tentei contar e me perdi na altura do número cento e trinta e muito. Mas tudo rapidinho, assim, uma hora, um dia, uma semana, um mês, pouco mais. Nunca, digamos, UM ANO. Então quando alguém suspirava e dizia cara estou saindo de um caso de DEZ anos, meu olho arregalava de pura inveja. Histórias mais compridinhas, claro que rolaram. Maria Clara, por exemplo, mas a gente morava, eu em Sampa, ela no Rio, amor-ponte-aérea. Caríssimo. Isso, das moças. Dos moços, aquele bailarino americano em London, London, quatro/cinco meses. Talvez seis? Numa tarde de compras e roubos em Portobello Road me deu de presente um cacto (perfeito!) e me deixou plantado até hoje. Esse era amor-de-metrô, último trem entre Hammersmith e Euston. Onde andará? (“Onde andará?” é das perguntas mais tristes que conheço, sinônimo de se perdeu.)
Eis que de tanto pedir, insistir, acender vela, fazer todos
os feitiços para Santo Antônio e Oxum e concentrar, rezar, mentalizar, eis que
pintou. Ano passado me baixou um encosto de São Francisco de Assis, joguei
(literalmente) pela janela quase tudo que tinha e, com duas malas, parti para o
Rio. Não queria mais me prender a nada. Nem a Sampa, bem-amada. Numa ida a Porto
Alegre, em agosto, deu-se. Explosão: à primeira vista. Tudo o que dissemos,
depois de um longo suspiro de alívio, foi: eu amo você. Pasmem: verdade das
verdadeiras. Ousadias do coração que saca, na hora, a intensidade do lance. E
não disfarça. Bueno, tinha pintado.
Então tá. Romance comme il faut: dias numa casinha no meio de bosques em Gramado. Depois a volta ao Rio e, como dizia Ana Cristina Cesar (Aninha, Ana C., a bela, que falta você me faz menina fujona!), “amizade nova com o carteiro do Brasil”. Laudas e laudas de cartas de amor, uma por dia, duas por dia, dez por dia. Fotos, poemas, juras interurbanas. Voltei. Nós fomos os dois para o Rio. Dois meses lá: o amor resistia, mas nenhum estava a fim de pegar no pesado. Então fazer o quê? Dividir quarto pensão na Lapa, andar de ônibus, comer espiga de milho e misto quente? Nenhum acreditava em teu-amor-e-uma-cabana, também não era preciso teu-amor-e-um-rolls-royce (seria ótimo), mas pelo menos uma vitrolinha para fazer amor ao som do Bolero, de Ravel (amor tem desses lugares-comuns quase inconfessáveis). Voltamos. Verão em Torres. Camas de trinta horas. Passeios. Dunas, praia da Guarita. Filme. A sunga verde de lycra.
Então tá. Romance comme il faut: dias numa casinha no meio de bosques em Gramado. Depois a volta ao Rio e, como dizia Ana Cristina Cesar (Aninha, Ana C., a bela, que falta você me faz menina fujona!), “amizade nova com o carteiro do Brasil”. Laudas e laudas de cartas de amor, uma por dia, duas por dia, dez por dia. Fotos, poemas, juras interurbanas. Voltei. Nós fomos os dois para o Rio. Dois meses lá: o amor resistia, mas nenhum estava a fim de pegar no pesado. Então fazer o quê? Dividir quarto pensão na Lapa, andar de ônibus, comer espiga de milho e misto quente? Nenhum acreditava em teu-amor-e-uma-cabana, também não era preciso teu-amor-e-um-rolls-royce (seria ótimo), mas pelo menos uma vitrolinha para fazer amor ao som do Bolero, de Ravel (amor tem desses lugares-comuns quase inconfessáveis). Voltamos. Verão em Torres. Camas de trinta horas. Passeios. Dunas, praia da Guarita. Filme. A sunga verde de lycra.
De repente uma luzinha vermelha começou, cigarro no escuro,
a piscar dentro de mim. Foi no carnaval que passou. Suspeitas: porra, eu me
afastei de tudo, de todos, joguei tudo pro alto e só quero esse amor, nada mais
me interessa, se esse amor me faltar (pode?) eu só tenho isso, é o único laço
que me prende à vida - e se faltar, Deus, se faltar o que faço? Noites
paranóicas, medo Ritchie. E… se dançar? Aí dançou. Foi dançando. Não sei bem
como. Uma tarde peguei nas suas mãos e, bem cruel (punhais: como a gente sabe
apunhalar com engenho e arte, crava devagarinho a lâmina, depois revira, dentro
da ferida), pedi assim: olha bem dentro dos meus olhos e me responde à seguinte
pergunta: “Você não me ama mais?”.
Silêncio tão espesso que consegui ouvir o ruído do movimento de rotação da Terra. Feito nas novelas das seis, eu abri a boca quando ouvi a resposta. Um lento Não. Um claro Não. Um seguro Não. Um límpido Não. Um tranquilo Não. Um sem dúvida alguma Não. Um afirmativo Não. Repete, pedi. Repetiu. Pede-se não enviar flores, pensei. Fechei a porta. Fiquei só, chovia. Com requintes de autopiedade, limpei devagarinho com feltro um disco da Elis, deitei no chão e ouvi umas cem vezes “Se quiser falar com Deus”. Quando já ia abrir o gás, corri para o telefone e pedi ao Zé Márcio Penido em Sampa: socorro. Vem, ele disse. Santo amigo. Fui, na mesma hora. Me estonteei, vi todos os filmes, todas as peças, revi todos os amigos, ouvi todos os discos, namorei o que deu. Tinham sido NOVE MESES de fidelidade, no amor-amor, é sempre supernatural. Quando decidi estou-ótimo-fullgás-total-posso-voltar, voltei. The reencontro: quando dei por mim estava dizendo as coisas mais duras e agressivas e cruéis e impiedosas e injustas e ferinas e baixas e grossas que uma pessoa pode dizer à outra.
Silêncio tão espesso que consegui ouvir o ruído do movimento de rotação da Terra. Feito nas novelas das seis, eu abri a boca quando ouvi a resposta. Um lento Não. Um claro Não. Um seguro Não. Um límpido Não. Um tranquilo Não. Um sem dúvida alguma Não. Um afirmativo Não. Repete, pedi. Repetiu. Pede-se não enviar flores, pensei. Fechei a porta. Fiquei só, chovia. Com requintes de autopiedade, limpei devagarinho com feltro um disco da Elis, deitei no chão e ouvi umas cem vezes “Se quiser falar com Deus”. Quando já ia abrir o gás, corri para o telefone e pedi ao Zé Márcio Penido em Sampa: socorro. Vem, ele disse. Santo amigo. Fui, na mesma hora. Me estonteei, vi todos os filmes, todas as peças, revi todos os amigos, ouvi todos os discos, namorei o que deu. Tinham sido NOVE MESES de fidelidade, no amor-amor, é sempre supernatural. Quando decidi estou-ótimo-fullgás-total-posso-voltar, voltei. The reencontro: quando dei por mim estava dizendo as coisas mais duras e agressivas e cruéis e impiedosas e injustas e ferinas e baixas e grossas que uma pessoa pode dizer à outra.
Comecei a me perder pela cidade. Selecionei vinte gatos
& gatas mais lindos do pedaço, dez semifinalistas, cinco finalistas, transei
todos. Saí sem parar. De bar em bar, telefone tocando sem parar. Explodindo de
vitalidade e saúde e sedução: capacidade de superação. Puxa, gente, como sou
maravilhoso, como sou maduro e equilibrado, como sei dar a volta por cima, como
não sou careta, como sou moderno e liberadésimo. Aí, desabou. Dez dias. De manhã
bem cedo, chegando da vida, percebi uma pequena rachadura na parede externa do
edifício. Avançava lentissimamente. Ao meio-dia rachou de alto a baixo. O
edifício veio ao chão: me interna, pedi pra mãe, estou infeliz pra caralho.
Peguei o pacote de cartas que tinha pedido de volta (fiz absolutamente todos os
números, o problema é que a plateia estava vazia: ninguém aplaudiu minha melhor
sequência de sapateado), coloquei aos pés de Ogum.
E agora, Caio F.? Agora, estou amanhecendo. Ah, me digo,
então era assim. Essa coisa, o amor. Já conheço? Já conheço. Mas como é mesmo
que se chama? Também não estou certo se estarei mesmo amanhecendo. Talvez, sim,
anoitecendo, essas luzes penumbrosas são muito parecidas. Não sei muita coisa.
Quase nada. Pedi? Levei. Nunca tinha sido tão intenso, nem tão bonito. Nunca
tinha tido um jeito assim, tão forever. Não me diga que vai passar, vai passar,
vai passar, vai passar. Não me diga que foi ótimo, o que você queria, a
eternidade? Não me peça para não te encher o saco lamuriando. Posso não saber
nada do coração das gentes, mas tenho a impressão, de que, de tudo, o pior é
quando entra a segunda parte da letra de “Atrás da porta”, ali no quando “dei
pra maldizer o nosso lar pra sujar teu nome, te humilhar”. Chico Buarque é ótimo
pra essas coisas. Billie Holiday é ótima pra essas coisas. E Drummond quando
ensina que “o amor, caro colega, esse não consola nunca de núncaras”. Aí você
saca que toda música, toda letra, todo poema, todo filme, toda peça, todo papo,
todo romance, tudo e todos o tempo todo, antes, agora e depois, falam disso. Que
o que você sente é único & indivisível e é exatamente igual à dor coletiva,
da Rocinha a Biarritz. O coro de anjos de Antunes Filho levanta no ar, em
triunfo, os corpos mortos de Romeu e Julieta enquanto os Beatles pedem um little
help from my friends, e a plateia ainda aplaude de pede bis (o Gonzaguinha
também é ótimo pra essas coisas). Meus amigos, abandonados para que eu pudesse
mergulhar, voltaram a mil. Tem seus prazeres o fim do amor. Se é patologia,
invenção cristã-judaico-ocidental-capitalista, ou maya, ego, se é babaquice,
piração, se mudou-através-dos-tempos, puro sexo, carência, medo da morte: não
interessa. Tenho certeza que estive lá, naquele terreno. Ele existe.
Por isso falo dele: Joyce e Paula me pediram elucubrações,
as minhas são estas. Estou contando a vocês que estou fazendo elucubrações sobre
o amor porque provavelmente, de uma outra forma vocês aí que me leem, talvez com
tédio, também estão pensando a mesma coisa. O bicho homem não faz outra coisa a
não ser pensar no amor. Até as relações de produção, a luta de classes, a
ecologia, o jogo pelo poder: tudo, questão de amor. Formas de amor. Amor é
palavra que inventamos para dar nome ao Sol abstrato em torno do qual giram
nossos pequeninos egos ofuscados, entontecidos, ritmados. A vida toda. Mas se me
perguntarem o que quero dizer com isso, não tenho resposta.
O que quero dizer é justamente o que estou dizendo. Não estou com pena de mim. Tá tudo bem. Tenho tomado banho, cortado as unhas, escovado os dentes, bebido leite. Meu coração continua batendo - taquicárdico, como sempre. Dá licença, Bob Dylan: it’s all right man, I’m just bleeding. Tá limpo. Sem ironias. Sem engano. Amanhã, depois, acontece de novo, não fecho nada, não fechamos nada, continuamos vivos e atrás da felicidade, a próxima vez vai ser ainda quem sabe mais celestial que desta, mais infernal também, pode ser, deixa pintar. Se tiver aprendido lições (amor é pedagógico?), até aproveito e não faço tanta besteira. Mas acho que amor não é cursinho pré-vestibular. Ninguém encontra seu nome no listão dos aprovados. A gente só fica assim. Parado olhando a medida do Bonfim no pulso esquerdo, lado do coração e pensando, pois é, vejam só, não me valeu.”
O que quero dizer é justamente o que estou dizendo. Não estou com pena de mim. Tá tudo bem. Tenho tomado banho, cortado as unhas, escovado os dentes, bebido leite. Meu coração continua batendo - taquicárdico, como sempre. Dá licença, Bob Dylan: it’s all right man, I’m just bleeding. Tá limpo. Sem ironias. Sem engano. Amanhã, depois, acontece de novo, não fecho nada, não fechamos nada, continuamos vivos e atrás da felicidade, a próxima vez vai ser ainda quem sabe mais celestial que desta, mais infernal também, pode ser, deixa pintar. Se tiver aprendido lições (amor é pedagógico?), até aproveito e não faço tanta besteira. Mas acho que amor não é cursinho pré-vestibular. Ninguém encontra seu nome no listão dos aprovados. A gente só fica assim. Parado olhando a medida do Bonfim no pulso esquerdo, lado do coração e pensando, pois é, vejam só, não me valeu.”
*Texto de Caio Fernando Abreu na revista Around, por volta
de 1985. Retirado do livro “Para sempre teu, Caio F.”, de Paula Dip.
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